Manoela Vianna
Orar, apoiar e participar foi uma das conclusões do Encontro latino-americano preparatório à 9a Assembléia do CMI que reuniu 60 pessoas, entre representantes de igrejas e organismos ecumênicos, em Mendes (RJ) após a realização da III Jornada Ecumênica.
Entre os dias 16 e 18 os participantes do encontro refletiram sobre a contribuição das igrejas Latino-americanas à assembléia e produziram uma carta às igrejas. Os representantes presentes também debateram o programa e os procedimentos da Assembléia, especialmente a novidade da tomada de decisões por consenso. A 9a Assembléia do CMI será realizada em fevereiro de 2006 em Porto Alegre (RS) .
A Carta
Os participantes do encontro produziram uma carta para as igrejas membro do CMI na qual afirmam: “A 9a Assembléia do CMI será, certamente, um momento significativo na história da nossa caminhada no continente”. Além disso, o documento enfatiza a necessidade das igrejas de estimularem e motivarem a participação da juventude, como uma contribuição à construção de um novo movimento ecumênico latino-americano”. Na carta os participantes do encontro também afirmam: “reconhecemos nossas falhas e limitações como igrejas diante desses grandes desafios atuais. E manifestam estar abertos à ação transformadora de Deus em nossas vidas, em nossas igrejas e em todo o nosso mundo.
Para mais informações sobre a 9a Assembléia do CMI clique no endereço eletrônico:
http://www.wcc-assembly.info/index.php?id=454&L=5