Manoela Vianna
Dez jovens e dois representantes de KOINONIA e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) se encontraram, no dia 14 de julho, na cidade de Conceição de Macabu, para a primeira reunião da Comissão de Jovens Rurais do Norte Fluminense.
Entre os temas discutidos, a Comissão definiu seus compromissos e objetivos (veja o quadro abaixo). Além disso, a o grupo estabeleceu os próximos passos, como realizar um mapeamento dos grupos juvenis dos municípios da região.
| Compromissos da comissão de jovens rurais do norte fluminense: |
| Mobilizar os jovens rurais (assentados, acampados, assalariados, meeiros, posseiros e da agricultura familiar); |
| Multiplicar os aprendizados e conhecimentos em suas bases de atuação; |
| Comparecer e participar das ações da juventude rural norte fluminense e nas reuniões de articulação desta comissão. |
| Implementar e discutir o desenvolvimento rural sustentável e solidário e assim promover a agricultura familiar nos municípios da região Norte Fluminense; |
| Objetivos da comissão de jovens rurais do norte fluminense: |
| Valorizar a permanência do jovem rural no campo; |
| Conscientizar e promover os direitos da juventude rural Norte Fluminense; |
| Identificar o perfil das e dos jovens nos municípios; |
| Buscar melhorias para os acampamentos e assentamentos; |
| Informar a juventude rural da região Norte Fluminense sobre as questões que envolvem a reforma agrária no estado do Rio de Janeiro e nacionalmente; |
| Multiplicar os aprendizados sobre cidadania; |
A Comissão de Jovens Rurais do Norte Fluminense foi formada entre os dias
Saiba mais sobre o trabalho do TRD no Norte Fluminense lendo a notícia: Fetag e KOINONIA no Norte Fluminense
